A secretária de estado Priti Patel anunciou o lançamento do novo sistema de imigração baseado em pontos para trabalhadores qualificados que desejam viver legalmente no Reino Unido a partir de 2021.
Priti Patel disse:
Este governo prometeu acabar com a liberdade de movimento, retomar o controle de nossas fronteiras e introduzir um novo sistema de imigração baseado em pontos. Hoje, cumprimos essa promessa.
E adicionou:
Também estamos abrindo caminhos para aqueles que têm um talento excepcional ou mostram uma promessa excepcional nas áreas de engenharia, ciência, tecnologia ou cultura.
Isso significa que caso você não resida no Reino Unido a partir de 2021 será necessário aplicar para o novo sistema caso deseje trabalhar ou estudar no país.
O fim do período de transição da saída do Reino Unido da União Européia se encerra em dezembro de 2020 e tem como objetivo facilitar a contratação de mão de obra qualificada por parte das empresas do Reino Unido, independente da nacionalidade do indivíduo.
Caso você já more no Reino Unido e tenha passaporte Europeu e ainda não aplicou para o EU Settlement – sistema criado para permitir que cidadãos Europeus residentes no Reino Unido continuem vivendo legalmente no país – você pode conferir como fazer o processo clicando aqui.
Como aplicar para o novo sistema de imigração do Reino Unido baseado em pontos?
Para aplicar para o novo sistema você deverá acessar o site do Governo e provar que possui todos os requisitos necessários para a análise do seu visto, que são eles:
- Oferta válida de trabalho de alguma empresa no Reino unido que esteja devidamente registrada no Home Office
- Ter uma oferta salarial de pelo menos £26.500 por ano
- Provar proficiência na língua Inglesa pelo menos no level B1
A decisão da aplicação pode levar até 3 semanas, de acordo com o Governo Britânico.
Quais são os valores para realizar a aplicação?
Os valores informados são:
- Taxa para realizar a aplicação: de £610 a £1.408
- Taxa para utilização do sistema de saúde NHS: £624 por ano
- Ter pelo menos £1.270 disponíveis para se sustentar no país nos primeiros meses
A duração do visto será de 5 anos tendo a possibilidade de prorrogação.
Profissionais da saúde terão a aplicação facilitada para o novo sistema de imigração baseado em pontos do Reino Unido.
Caso você tenha uma oferta de trabalho do NHS – o sistema de saúde do Reino Unido, e atenda as exigências para a obtenção do visto de trabalho, poderá aplicar para o visto Health and Care visa.
Algumas facilidades incluem maior rapidez na análise, taxas de aplicação diferenciadas, isenção da taxa para o uso do NHS e ajuda personalizada durante o processo de aplicação.
Além disso, Priti Patel também anunciou outras rotas para obtenção do visto de trabalho no Reino Unido, que incluem:
Visto de talento global: para pessoas que podem mostrar que têm um talento excepcional ou uma promessa excepcional nos campos da ciência, engenharia, humanidades, medicina, tecnologia digital ou artes e cultura
Visto de inovador: para uma pessoa que busca estabelecer um negócio no Reino Unido com base em uma ideia de negócio inovadora, viável e escalável
Visto de empreendedor: para uma pessoa que deseja estabelecer um negócio no Reino Unido pela primeira vez
Visto de transferência intra-empresa: se destina a trabalhadores estabelecidos que estão sendo transferidos pela empresa para a qual trabalham para desempenhar um papel qualificado no Reino Unido
Visto de estudante
Para estudantes que desejam obter o visto de estudante no Reino Unido, será necessário preencher alguns critérios como:
- Ter uma oferta de vaga em um curso por um patrocinador licenciado do Home Office
- Falar, ler, escrever e entender inglês
- Dinheiro suficiente para se sustentar no país e pagar pelo seu curso
O documento completo com todas as informações sobre o novo sistema de imigração do Reino Unido você encontra clicando aqui.
Fonte: GOV.UK