Vale a pena morar em Londres?
Dá pra viver bem e ainda sim juntar uma grana? Vale a pena ficar longe de casa e da família por um sonho? É o que vamos discutir nesse post, meus amigos.
Pra ficar mais fácil de te explicar meu ponto de vista vou dividir esse post em três aspectos:
- Financeiro
- Pessoal
- Profissional
Vamos nessa!
1 – Vale a pena morar em Londres? Aspecto financeiro
Vamos começar pelo item que é o mais atraente para os brasileiros que estão vindo morar em Londres:
As Libras, o bagarote, o arame, o cascalho. 🙂
Pois bem, não é preciso fazer nenhuma pesquisa especializada para descobrir que pelo menos 95,34% dos brasas aqui na terra da rainha estão vivendo por aqui para juntar uma grana pra mandar ou para quando voltar pro Brasil.
E por quê Londres se tem tanto lugar no mundo pra ir e tentar a vida? Simples, os fatores são esses:
- A comunidade brasileira por aqui que certamente influencia os que estão no Brasil
- A “facilidade de entrada” para os que vem ilegais, uma vez que no Reino Unido a entrada como turista não é tão burocrática
- A vantagem de se viver legalmente caso o indivíduo possua documento europeu(brasileiro com passaporte italiano aqui é mato)
- E claro, o valor da Libra frente ao Real, uma proporção de mais ou menos 1/5(tenso)
Cartas a mesa, precisamos então discutir, então dá mesmo pra ganhar dinheiro morando em Londres?
Aqui está o pulo do gato, principalmente por conta ali do primeiro item, a influência de Brasileiros que já moram aqui. Muitos vem achando que vão fazer dinheiro e que terão uma vida dos sonhos pelo que vêem no Instagram e no Facebook de quem mora em Londres.
Ó pai, perdoem eles, não sabem o que fazem!
Infelizmente, para nós brasileiros, na maioria das vezes ganhar dinheiro aqui e ser feliz não são coisas que andam juntas. Eu explico.
Respondendo a pergunta primeiro, dá sim pra ganhar dinheiro. Porém, dependendo do caminho que você escolher você vai precisar fazer um esforço descomunal e isso vai drenar toda sua energia. Para quem está vindo morar em Londres, pra quem está chegando e mesmo para muitos que já moram por aqui a algum tempo a regra é simples, quer ganhar dinheiro?
Carga horária de 10 a 14 horas por dia ou nada feito. A não ser que você tenha um plano mais ambicioso, explico mais a frente.
Nossa Otávio, mas como assim? Vou viver trabalhando então?
Se você quer morar em Londres por causa de dinheiro pelo menos no início, sim! Aqui em Londres você ganha se trabalha. Não atoa o pagamento na maioria das vezes é semanal e o cálculo dos seus ganhos é feito por hora. Vou te dar dois exemplos para ficar mais tranquilo de entender.
Eis aqui dois dois empregos em que você encontra muitos brasileiros recém chegados trabalhando:
- Motoboy ou delivery, por supostamente oferecer ganhos razoáveis
- Cleaner ou faxina, pela grande facilidade de se conseguir o trabalho
Inclusive falo sobre os 7 trabalhos para recém chegado e que não falam inglês nesse post aqui.
Em ambos os casos não é incomum de você ver gente trabalhando 14 horas por dia e até 7 dias na semana, caso contrário não compensa.
Sendo assim, que tempo sobra para você fazer coisas básicas com um mínimo de disposição, tipo sair, conhecer a cidade, viajar, ou pra pensar no futuro e fazer um curso para se profissionalizar em alguma coisa e arrumar um trabalho realmente legal, e mesmo aprender o Inglês pra aprender a se comunicar corretamente?
Eu conheço vários brasileiros que simplesmente aguentaram um tempo e depois desistiram. Digo isso porquê quero que você entenda o seguinte:
Caso você venha morar em Londres só pra ganhar dinheiro, é uma questão de tempo você chutar o balde, admitir que sua vida tá uma merda e voltar pro Brasil.
E por quê? Você precisa considerar que além da carga horária pesada de trabalho, você encontrará outros diversos desafios como:
- O custo de vida BIZARRO – seu aluguel vai consumir 1/3 da sua renda, pelo menos), logo mesmo você fazendo dinheiro, vai gastar muito também
- A comida e água, que se não fossem os mercadinhos e restaurantes brasileiros a gente estaria na merda
- As barreiras de cultura e língua, que mesmo falando Inglês é complicado de misturar e fazer amizades verdadeiras
- O clima, que resumidamente é uma merda e sim e influencia demais na qualidade de vida(caso você goste de frio, umidade e falta de luz, parabéns!)
Ah Otávio, mas pra quem quer ser algo na vida, para quem quer sem bem sucedido não existem barreiras!
Opa, maravilha! Você citou um ponto importante, para quem quer ser algo na vida não existem barreiras.
Nem mesmo a maior delas para os Brasileiros aqui em Londres. Achar que não conseguem trabalhar em empregos qualificados ou empreender em alguma área.
Eu não vejo problema algum em trabalhar pra cacete pra conquistar a vida que você deseja, até porquê não tem outro caminho. O problema, na minha humilde opinião é gastar todo o seu tempo pra fazer dinheiro sem ambicionar uma vida melhor, sem pensar em construir uma carreira sem acreditar que você pode fazer o quiser aqui em Londres.
Trabalhe com algo que você realmente ama, viva Londres e simplesmente seja feliz.
É ótimo ter dinheiro e as coisas que ele pode comprar, mas é bom verificar se não estamos perdendo as coisas que o dinheiro não pode comprar.
Tenha um plano para sair dos famigerados empregos não qualificados para o emprego dos seus sonhos.
Em resumo, seja mais ambicioso do que simplesmente gastar boa parte da sua vida aqui em Londres trabalhando sem nenhum propósito que não o dinheiro ou a própria sobrevivência. A possibilidade de quebrar a cara e deixar um tempo precioso da sua vida escorrer pelo ralo é muito grande, confia em mim.
Invista em você e no seu conhecimento, seja visionário. Quando você mudar de vida e estiver trabalhando com o que gosta e ganhando dinheiro de verdade com isso vai me agradecer.
Morar em Londres é uma grande oportunidade, não a desperdice!
2 – Aspecto profissional, tenha um plano em mãos
Agora que falamos sobre esse lance de ganhar dinheiro, deixa eu te falar sobre o aspecto profissional do negócio. Se você aprender a enxergar as oportunidades aqui e se preparar para elas, pode ficar tranquilo que mais tempo ou menos tempo você irá estar voando e sua vida profissional vai ser incrível.
Para aqueles que pensam grande, além do dinheiro, Londres compensa demais. Aqui as oportunidades são infinitas para quem possui conhecimentos específicos – seja lá quais forem, para quem fala bem o Inglês e principalmente para quem tem uma visão empreendedora.
Eu digo isso com conhecimento de causa, conheço brasileiros que nos seus primeiros anos passaram pelos mesmos perrengues que todo mundo. Muito trabalho, suor, sofrimento e dor. É sério.
Mas essas pessoas compartilharam um sentimento em comum, querer uma vida realmente boa, o desejo de pertencer falou mais alto. E pimba, elas chegaram lá. Hoje com uma vida estável, trabalhando o suficiente – não mais aquela carga horária bizarra, e ganhando mais dinheiro do que um dia imaginaram.
Essas pessoa são melhores que você? Não, definitivamente não. Mas elas sempre tiveram um plano e hoje compartilham de um lugar que é difícil chegar, mas quando você chega, acabou. Uma vez bem sucedido em Londres amigo, o mundo é seu, qualquer empresa no planeta terra vai querer um profissional como você.
Lembre-se dos seguintes passos e faça valer sua vida profissional quando morar em Londres:
- Trabalhe duro mas tire tempo pra você
- Invista tempo e dinheiro em conhecimento
- Aprenda Inglês
- Estude ou aprimore algo que te dê tesão
- Enxergue as oportunidades ao seu redor
- Se projete no emprego dos sonhos
- Acredita e vai
Dá uma olhada nesse post aqui ó como fazer para conseguir o emprego dos sonhos aqui em Londres. De nada!
3 – Vale a pena morar em Londres? O aspecto pessoal da parada
Para a gente encerrar com chave de ouro, esse é o aspecto que sem dúvida é o que mais você vai crescer. Ele é o pilar pro sucesso dos outros dois itens acima e por isso eu deixei ele pro final.
Londres é o lugar onde o filho chora e a mãe não vê!
Por mais que seja clichê isso é a mais pura verdade. Significa que você estará na maioria das vezes sozinho, mesmo tendo amigos, mesmo estando rodeado de milhões de pessoas. Aqui as jornadas são muito individuais e você vai precisar entender e ser muito mais parceiro de si mesmo.
Você vai crescer muito enquanto pessoa, se assim se permitir.
Além dos momentos bons, você vai precisar aprender a usufruir também dos momentos ruins.
Mas como assim? Usufruir de momentos ruins?
Exatamente, parece um discurso motivacional barato, mas caso você aprenda a tirar lições dos momentos bizarros que vai viver aqui, isso vai influenciar demais no seu crescimento pessoal. Vou te dar alguns exemplos das batalhas cotidianas que você enfrentará aqui:
- Decepções com pessoas em escala exponencial – toda hora alguém te avacalhando
- Saudades de casa e das pessoas que você realmente ama. Pode parecer besteira, mas isso pesa muito depois de um tempo. MUITO.
- O sentimento constante que esse não é o seu lugar. Cuidado com essa armadilha da mente!
Enfim, dentre outras várias coisas que só morando em Londres você vai conseguir compreender. A mensagem é:
Esteja aberto as experiências, boas e ruins, aprenda com elas e cresça como indivíduo. A Universidade de vida chamada Londres ensina DEMAIS.
Pois bem amigos, chegamos ao fim de mais um post. Espero que você possa ter entendido melhor sobre a vida por aqui caso esteja pensando em morar em Londres ou mesmo se já está por aqui.
Concorda com o que eu disse? Gostaria de acrescentar algo? Fique a vontade, o espaço é seu!
Até a próxima e não se esqueça de se inscrever na minha lista de emails para receber dicas exclusivas de trabalho e estudo em Londres!