“This is a historic moment”
Prof Sir Munir Pirmohamed says the UK is “one step closer” in the fight against the “virus that has affected each and every one of us in some way – this will help to save lives”https://t.co/xL3BV4dr2M pic.twitter.com/Tt26TFe38J
— BBC News (UK) (@BBCNews) December 2, 2020
“Este é um momento histórico”
O professor Sir Munir Pirmohamed diz que o Reino Unido está “um passo mais perto” na luta contra o “vírus que afetou cada um de nós de alguma forma – isso ajudará a salvar vidas.
A vacina Pfizer / BioNTech é a primeira vacina de RNA a ser aprovada para uso em humanos.
De acordo com o Secretário de saúde Matt Hancock pelo menos 10 milhões de doses da vacina estarão disponíveis até o final do ano, parte das 40 milhões que foram adquiridas do Laboratório norte-americano Pfizer/BioNTech.
A farmacêutica afirmou que a eficácia do imunizante apresentou uma taxa de 95% conta o COVID-19, porém para que o cronograma seja cumprido um grande esforço logístico terá de ser feito já que os frascos devem ser armazenados em uma temperatura de -70°C.
Outro lote de 100 milhões de doses também foi encomendado dos fabricantes AstraZeneca e Universidade de Oxford, porém devido a um erro durante testes com voluntários a fabricante anunciou que irá realizar novos testes para então de submeter a aprovação da (MHRA).
No total, o governo do Reino Unido estima comprar até 355 milhões de doses de possíveis vacinas contra a COVID-19 de sete produtores diferentes, enquanto se prepara para vacinar o máximo possível dos 67 milhões de habitantes do país.
Quem terá a prioridade no recebimento das vacinas?
De acordo com o recém nomeado Ministro das vacinas Nadhim Zahawi, os residentes e funcionários de lares de idosos terão a prioridade seguidos por pessoas com mais de 80 anos e profissionais de saúde. Em seguida pessoas com mais de 75 anos, depois os maiores de 70 anos e assim por diante. Pessoas com problemas de saúde de qualquer idade serão vacinadas antes dos menores de 65 anos.
A primeira fase inclui todas as pessoas com mais de 50 anos, o que corresponde a cerca de 22 milhões de pessoas.
Para conseguir executar o plano de imunização, profissionais da saúde e voluntários já estão sendo treinados para administrar a vacina nos mais de mil centros de vacinação comunitários e em mais de 40 instalações de grande porte, adaptadas em estádios e locais de conferências, de acordo com o governo britânico.
Com essas medidas iniciais o governo espera poder reduzir as restrições aos negócios e a vida cotidiana que foram impostas para conter a disseminação do virus.
O Lockdown no Reino Unido termina no dia 02 de dezembro, entretanto ainda estará sob faixas de restrições, as chamadas Tier 1, 2 e 3 – onde cada localidade espalhada pelo país estará dentro uma dessas faixas de restrições.