Embora Oxford e Cambridge sejam as universidades mais famosas do Reino Unido, estudar em Londres é a opção de muitas pessoas. Nesse sentido, o Ensino Superior inglês aceita apenas estudantes maiores de 18 anos.
Veja também tudo sobre Londres.
O ensino superior tem cursos de graduação, como por exemplo: bacharelados, preparatórios, diplomas nacionais, etc. Por outro lado, os cursos de pós-graduação incluem MBAs, PHDs e doutorados, bem como você precisa ter concluído a graduação para ter direito a eles.
Estudar em Londres é ter a chance de estudar em muitas universidades de qualidade. Ao mesmo tempo, é preciso entender os passos para estudar e por isso a proposta deste texto é mostrar resumidamente como você deve fazer.
4 passos para estudar em Londres
Em primeiro lugar, saiba que o vestibular na Inglaterra tem outro funcionamento e os cursos são disponibilizados de acordo com as datas definidas previamente. Por isso, é preciso acessar o site da universidade e ver que dia o vestibular está disponível para aquele curso.
Veja também mais sobre Intercâmbio em Londres.
A fim de evitar transtornos, inicie os trâmites com um ano de antecedência. Afinal, as universidades demoram em média 3 meses para responder se você foi aceito ou não. Para se candidatar, providencie:
- Certificado de conclusão do Ensino Médio com a tradução juramentada;
- Histórico escolar;
- Personal Statement (Carta pessoal de motivação);
- Recomendações escritas por seus professores (em inglês);
- Resultado de exames em língua inglesa, preferencialmente o IELTS.
Agora que você entendeu o que deve ser providenciado, chegou a hora de ter os X passos para estudar em Londres. Dessa forma, confira a seguir as informações e veja como proceder.
Saiba o período de ano letivo
O ano letivo no Reino Unido se divide em três trimestres e não quatro, como acontece no Brasil. Em outras palavras, o primeiro trimestre se inicia em setembro e dura até dezembro, quando param para o Christmas Break.
Já o segundo trimestre começa em janeiro e dura até março, quando acontece uma pausa de três semanas. Em seguida, as aulas voltam em abril e ficam até junho/julho, logo após acontece entre julho e agosto as férias de verão.
Veja também como morar em Londres.
Conheça as principais universidades de Londres
Londres tem uma série de universidades, mas cinco delas são as mais reconhecidas do mercado. Nesse contexto, confira as informações sobre cada uma delas e os cursos mais reconhecidos nela:
- London School of Economics and Political Science– se trata da terceira melhor universidade do Reino Unido. Assim, é tradicional para cursos na área de economia e ciência política,
- Imperial College of Science, Technology and Medicine– se você decidiu fazer cursos na área médica, ciência e engenharia, essa é a opção.
- University College London (UCL)– Cursos voltados para áreas ambientais, sustentáveis e mais modernas, essa universidade se mostra em constante atualização.
- Kings’ College of London– Com foco nos cursos de ares, engenharia, odontologia e direito, essa universidade funciona há quase 200 anos.
- Queen Mary University of London (QMUL)– Fundada em 1785, essa universidade se destaca em cursos ligados à área da saúde e medicina.
Percebeu como sobram opções? Então, confira as suas prioridades e escolha a melhor.
Realize o exame de proficiência em língua inglesa
Cuide do seu inglês e fique com ele bem afiado, caso contrário você não será aprovado. O IELTS, que é o exame mais popular do mundo, tem uma versão para língua inglesa e você precisa estar com ele em dia.
Capriche na sua carta de apresentação e providencie o seu visto
Cuide da sua supporting statement e explique a razão de fazer o curso, assim como o motivo de ser um bom aluno. Em seguida, providencie o seu visto de estudante através do governo britânico chamado UK Visas and Immigration (UKVI).
Se você decidiu estudar em Londres, entre em contato neste link e a nossa equipe te auxilia a conseguir. Bons estudos!