Londres, a vibrante capital do Reino Unido, foi eleita a melhor cidade do mundo para estudantes pelo quinto ano consecutivo, de acordo com o QS Best World Student Cities. Este ranking, compilado pela empresa de análise de ensino superior Quacquarelli Symonds, avalia cidades com mais de 250.000 habitantes e pelo menos duas universidades classificadas no QS World University Rankings.
A cidade de Londres conquistou o primeiro lugar graças a uma série de fatores, incluindo a concentração de universidades renomadas, o feedback positivo dos estudantes e graduados, a diversidade da população estudantil na cidade e as oportunidades de carreira que ela oferece.
O Japão conquistou o segundo lugar na QS Best Student Cities 2023/4 pela primeira vez desde 2019, com Tóquio se destacando em atividades de recrutamento entre empregadores. Seul, na Coreia do Sul, completa o top 3, dominando o indicador de concentração de universidades.
O ranking também revelou as 15 melhores cidades estudantis do mundo, incluindo Melbourne, Austrália; Munique, Alemanha; Paris, França; Sydney, Austrália; Zurique, Suíça; Berlim, Alemanha; Boston, EUA; Toronto, Canadá; Viena, Áustria; Montreal, Canadá; Kyoto-Osaka-Kobe, Japão; e Singapura.
No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades listadas no ranking 2023, ocupando a 97ª e 138ª posição, respectivamente. Ambas as cidades receberam boas notas no fator empregabilidade, que avalia atividades de recrutamento e a opinião dos empregadores sobre os estudantes que se formam nas universidades da cidade.
Para mais detalhes, confira o QS Best Student Cities 2024 completo.