Rishi Sunak anuncia licenças de óleo e gás no Reino Unido em meio a críticas relacionadas ao aquecimento global
Rishi Sunak, o chanceler do Reino Unido, anunciou que centenas de novas licenças de petróleo e gás serão concedidas no país, apesar dos crescentes alertas sobre a ameaça do aquecimento global. Ele também confirmou que o Nordeste da Escócia e Humber foram escolhidos como locais para dois novos clusters de captura e armazenamento de carbono.
Apoio à indústria limpa e criação de empregos
O governo enfatizou que isso impulsionaria uma “indústria limpa próspera” no Mar do Norte, que poderia sustentar até 50.000 empregos. O governo e a Autoridade de Transição do Mar do Norte (NSTA) anunciaram um compromisso conjunto para realizar futuras rodadas de licenciamento, que continuarão a ser submetidas a um teste de compatibilidade climática.
Reações à decisão
No entanto, a decisão de Sunak irritou ambientalistas e alguns parlamentares, e possivelmente um número crescente de cidadãos alarmados com as mudanças climáticas. Incêndios florestais e temperaturas muito altas no sul da Europa e na América estão alimentando temores sobre os perigos para o planeta.
Críticas ao governo
A Baronesa Jenny Jones, do Partido Verde, disse: “Este governo incompetente tomou muitas decisões estúpidas e míopes, mas esta é a pior”. Chris Skidmore, ex-“czar do zero líquido” do governo, disse que o plano estava “do lado errado dos eleitores modernos” e pediu um debate de emergência assim que a Câmara dos Comuns retornar do recesso em setembro.
O futuro da energia no Reino Unido
O governo insistiu que as futuras licenças serão críticas para fornecer opções de segurança energética, desbloquear a captura e armazenamento de carbono e oportunidades de hidrogênio – “construindo verdadeiros hubs de energia offshore integrados que fazem o melhor uso da infraestrutura estabelecida”.
Fonte: Evening Standard