Após mais de uma década de governo conservador, o Partido Trabalhista voltou ao poder no Reino Unido em 2025, trazendo Rachel Reeves como nova chanceler do Tesouro. Reeves, a primeira ministra das Finanças trabalhista desde 2010, anunciou um orçamento ambicioso, buscando equilibrar as finanças públicas e revitalizar os serviços essenciais, especialmente o Serviço Nacional de Saúde (NHS). Com um aumento de £40 bilhões na arrecadação via novos impostos, o objetivo é fortalecer áreas-chave da administração pública, mantendo uma estrutura fiscal que priorize a justiça social e promova a estabilidade econômica.
Entre os principais pontos do orçamento estão as novas políticas de impostos pessoais e empresariais, uma elevação do salário mínimo, investimentos em infraestrutura de transporte e aumentos nos impostos sobre heranças e capital. Outras medidas incluem maior apoio a benefícios sociais, ajustes nos impostos sobre tabaco e bebidas, e aumento do orçamento para o NHS e educação. O plano de Reeves é uma resposta direta aos desafios econômicos atuais, com foco em uma estratégia de recuperação e crescimento sustentado.
Principais Medidas do Orçamento 2025:
Impostos Pessoais
- Manutenção das alíquotas de impostos sobre a renda e o Seguro Nacional, com ajustes nos limites de bandas em 2028 para evitar uma carga adicional sobre os trabalhadores.
- Aumento do imposto sobre ganhos de capital para 18% na taxa básica, afetando principalmente lucros com ações e propriedades adicionais.
- Congelamento do limite do imposto sobre heranças até 2030 e restrições nas isenções para heranças de terras agrícolas a partir de 2026.
Impostos Empresariais
- Nova alíquota de 15% de Seguro Nacional sobre salários acima de £5.000 para empresas, com um aumento significativo no subsídio para pequenas empresas.
- Aumento no imposto sobre lucros de investimentos de private equity para 32%.
- Imposto de corporação mantido em 25% para empresas com lucro superior a £250.000.
Salários, Benefícios e Pensões
- Aumento do salário mínimo para £12,21/hora para maiores de 21 anos e elevação das pensões do estado em 4,1%, mantendo o “triple lock” para evitar perdas inflacionárias.
- Para jovens de 18 a 20 anos: A taxa horária passará de £8,60 para £10,00 por hora. Esse aumento faz parte de um plano de longo prazo para alinhar gradualmente as faixas salariais em uma taxa única para adultos, independentemente da idade.
Transporte
- Extensão da redução de 5p na taxa de combustível e investimentos para finalizar o HS2 e o upgrade da linha Transpennine entre York e Manchester.
- Aumento do imposto de transporte aéreo para voos de longa distância e jatos privados a partir de 2026.
Bebidas e Tabaco
- Novo imposto fixo sobre líquidos para vaping, aplicável a partir de 2026, e aumento de impostos sobre tabaco e bebidas alcoólicas não servidas em barril.
- Revisão das taxas de açúcar, com possibilidade de incluir novas bebidas no escopo.
Gastos Públicos e Serviços Essenciais
- Elevação de 4,7% no orçamento do NHS e educação em termos reais para o próximo ano e um aumento de £2,9 bilhões na defesa.
- Redução dos recursos para o Home Office e alocação adicional de £1,3 bilhão para conselhos locais.
Habitação
- Aumento do imposto sobre segundo imóvel e incentivos reduzidos para inquilinos de habitação social comprarem suas propriedades.
- O limite para isenção de imposto sobre o primeiro imóvel será reduzido para £125.000, revertendo cortes anteriores.
Previsões Econômicas
- Crescimento de 1,1% no PIB para 2025, com uma inflação média de 2,5%.
- Alterações na definição de dívida pública, incluindo mais ativos financeiros, e aumento projetado no endividamento do governo em média de £32,3 bilhões nos próximos cinco anos.
Portanto vamos aguardar e torcer que o ano de 2025 seja mais estável economicamente, vai fazer bem pra todos nós!
Fonte: BBC