Mudanças Climáticas: Verão escaldante de 2022 no Reino Unido é ‘um Alerta do que está por vir’ segundo Met office.

por Sophia Alves
0 Comente

O verão escaldante de 2022, que viu temperaturas de 40°C registradas no Reino Unido pela primeira vez, foi um “sinal do que está por vir” para o clima do país, segundo cientistas. Não só 2022 foi o ano mais quente no Reino Unido desde o início dos registros do Met Office em 1884, mas também na série de Temperatura Central da Inglaterra – a mais longa do mundo – que remonta a 1659.

Publicidade:

Estes marcos para o clima do Reino Unido mostram a direção que as temperaturas estão tomando nas próximas décadas. O Met Office adverte que, enquanto as pessoas continuarem a emitir gases de efeito estufa sem controle, a Terra continuará a aquecer.

Mike Kendon, cientista climático do Met Office e autor principal do novo relatório chamado “Estado do Clima do Reino Unido 2022”, descreveu a marca de 40°C como “um verdadeiro momento na história do clima”. Ele disse: “Este foi um evento raro no contexto do clima atual, mas nossos extremos de temperatura estão mudando mais rápido do que nossa temperatura média e sabemos que as mudanças climáticas aumentam a frequência, duração e extensão espacial das ondas de calor.”

Segundo a trajetória atual de emissões, 2022 seria considerado um ano fresco pelos padrões de 2100. A Professora Liz Bentley, chefe executiva da Royal Meteorological Society, disse: “Se você olhar para as projeções futuras do clima, estamos em um caminho para verões mais quentes e secos. Portanto, 2022 para mim foi muito um sinal do que está por vir nos próximos anos com nosso clima em mudança.”

O relatório do Met Office, que acompanha o progresso das mudanças climáticas no Reino Unido a cada ano, observou que as temperaturas estão subindo acima de 36°C com mais frequência do que no passado. Entre 1961-1990, a temperatura mais alta registrada foi de 31.3°C; entre 1991-2020, foi de 33.5°C; entre 2013-2022, foi de 35.7°C e, em 2022, chegou a 40.3°C.

Dados de um projeto de ciência cidadã chamado Calendário da Natureza também foram incluídos para rastrear como as plantas e os animais estão respondendo às mudanças das estações. Fritha West, cientista de pesquisa com a Woodland Trust e uma das autoras do relatório, disse que 2022 teve um fevereiro ameno e um outubro quente, o que significou uma primavera precoce e um outono tardio.

As folhas permaneceram nas árvores por 16 dias a mais do que a média de 1999-2021 e algumas flores e insetos surgiram dias antes do usual. O ano passado também foi relativamente seco, embora não tão extremo quanto 1976, e enquanto os verões estão ficando mais quentes e secos, as tendências climáticas anuais mostram que o Reino Unido está ficando mais úmido em geral.

Cinco dos 10 anos mais úmidos no Reino Unido desde 1836 ocorreram no século 21 e o Reino Unido viu seu fevereiro, abril, junho, novembro e dezembro mais úmidos registrados nos anos após 2009. Os níveis do mar também continuam a subir devido ao derretimento das calotas polares, com tendências de longo prazo mostrando que a taxa dobrou nos últimos anos em comparação com o século 20, disse a autora do relatório, Dra. Svetlana Jevrejeva, do Centro Nacional de Oceanografia.

Anuncie no uailondres.

Se você viu, seu cliente também.

Saber mais

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

você pode gostar