O Met Office emitiu um alerta de neve e gelo para o norte da Escócia e nordeste da Inglaterra, com previsão de temperaturas abaixo de zero em Londres nesta semana. O alerta amarelo foi emitido na terça-feira de manhã e é válido das 17h até às 11h de quarta-feira. Há previsões de formação de gelo em estradas e calçadas não tratadas, o que pode prolongar as viagens de carro e trem. Já foi observada neve no sul da Inglaterra, incluindo Hampshire.
Em Londres, as temperaturas devem cair significativamente durante a semana. Espera-se que a temperatura atinja o ponto de congelamento na madrugada de quarta-feira, caindo para -2°C na manhã de quinta-feira e chegando a -3°C durante as noites e madrugadas do final da semana. A previsão indica que as temperaturas não ultrapassarão 5°C a partir de quarta-feira, com o tempo predominantemente nublado, exceto no sábado, que deve ser ensolarado.
O Met Office também prevê que a onda de frio possa trazer chuva congelada e neve para o sul da Inglaterra. As temperaturas podem cair para até -8°C em algumas partes do Reino Unido. A temperatura mais baixa registrada até agora neste outono foi de -7,7°C em Shap, Cumbria, no início da manhã de sábado.
Este é considerado o período mais frio da temporada até agora, com previsões indicando a possibilidade de mais neve, especialmente em áreas elevadas, devido à interação de uma área de baixa pressão com um sistema de ar frio que se desloca para o sul.