Greves anunciadas no metrô de Londres e no sistema ferroviário
Nos meses de abril e maio de 2024, Londres enfrentará uma série de greves que afetarão profundamente seu sistema de transporte. Funcionários do London Underground, o metrô de Londres, e de várias companhias ferroviárias estão se preparando para paralisações em resposta a disputas sobre salários e condições de trabalho. Abaixo, apresentamos um resumo detalhado das datas e serviços afetados por essas greves.
Greves no metrô de Londres
Membros do sindicato ASLEF planejam realizar greves de 24 horas nos seguintes dias:
– 8 de Abril (Segunda-feira)
– 4 de Maio (Sábado)
Greves dos ferroviários
Além das greves do Underground, funcionários de 16 companhias ferroviárias também entrarão em greve, com uma proibição de horas extras de seis dias. As greves ocorrerão nas seguintes datas:
– 5 de Abril (Sexta-feira): Afetará Avanti West Coast, East Midlands Railway, West Midlands Trains e CrossCountry.
– 6 de Abril (Sábado): Afetará Chiltern, GWR, LNER, Northern e TransPennine Trains.
– 8 de Abril (Segunda-feira): Coincidindo com uma das greves do Underground, afetará Greater Anglia, c2c, GTR Great Northern Thameslink, Southeastern, Southern/Gatwick Express, South Western Railway main line e depot drivers, e SWR Island Line.
Além disso, os membros se recusarão a trabalhar nos seus dias de descanso nos seguintes períodos:
– De 4 a 6 de Abril (Quinta-feira a Sábado)
– De 8 a 9 de Abril (Segunda-feira a Terça-feira)
Causas das Greves
As greves são uma resposta direta à incapacidade da London Underground de fornecer garantias contra a imposição de mudanças nos termos e condições de trabalho sem acordo. As principais preocupações incluem o aumento da duração dos turnos, com motoristas passando até 25% mais tempo nas cabines, e a remoção de todos os acordos de trabalho atuais em nome da “flexibilidade e eficiência”.
Nos dias mencionados é importante que você consulte o site da TfL ou o aplicativo Citymapper para planejar a sua jornada e evitar problemas.