O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou um investimento adicional de £20 milhões para combater a crescente crise de pessoas dormindo nas ruas na cidade. Os dados mais recentes revelam um aumento de 21% desde o ano passado, com um total de 10.053 pessoas vistas dormindo nas ruas de Londres durante 2022-23, um aumento em relação às 8.329 pessoas vistas em 2021/22.
Mais de três quartos do novo financiamento anunciado por Khan, cerca de £17,27 milhões, serão usados para entregar o serviço “No Second Night Out” (NSNO) do prefeito a partir de 1º de abril de 2024 até 21 de março de 2027. O serviço NSNO, uma parte fundamental do programa “Life off the Streets” do prefeito, apoia pessoas que são vistas dormindo nas ruas pela primeira vez.
Os £2,75 milhões restantes do financiamento serão destinados a outros serviços para pessoas em situação de rua em toda Londres, como o StreetLink, que permite que o serviço continue trabalhando em toda Londres e fornecendo uma linha telefônica de triagem para aqueles novos nas ruas. Parte do financiamento também será destinada a um programa de treinamento para melhorar o apoio aos setores de desabrigados e migrantes para melhor apoiar os não britânicos dormindo nas ruas da capital.
Um abrigo para membros da comunidade LGBTQ+ que estão dormindo nas ruas também estará entre as iniciativas que se beneficiarão dos fundos restantes.