Como morar legalmente na Inglaterra?

por Otávio Piazzi
1 Comente
Como morar legalmente na Inglaterra

Viver em Londres é o desejo de muitos Brasileiros, mas será que vale a pena se arriscar vivendo ilegalmente no país. Para muitas pessoas, essa resposta pode ser sim diante do sonho realizado.

Publicidade:

Realizar tal sonho pode te trazer muitas conquistas mas também pode te causar alguns problemas. Ou seja, se você quer ir a Londres e não tem um visto legal para ficar ou morar na cidade, poderá enfrentar alguns transtornos com a documentação, moradia e até falta de dinheiro.

Diante das consequências de morar ilegal na capital, ser deportado de volta a sua nacionalidade, será o seu menor problema. Para evitar essa consequência e transformar seu sonho em pesadelo, confira comigo este artigo.

Veja aqui tudo sobre morar em Londres.

Posso morar em Londres ilegalmente sem visto?Posso morar em Londres ilegalmente sem visto?

A cada dia que se passa, recebo mais mensagens de pessoas que querem morar na terra da Rainha, mas eles sequer pensam nos problemas e nem nas situações que poderão estar sujeitos a enfrentar. Pois morar em Londres sem visto, é viver com medo.

Sendo assim, muitos imigrantes estão vivendo escondidos e até em péssimas condições. Isso porque morar em outro país sem estar regularmente, não é uma tarefa tão fácil como muitos imaginam.

Em primeiro lugar, eu vou esclarecer a diferença entre viver ilegal e irregular:

Irregular: a pessoa irregular em Londres é basicamente uma pessoa que veio com visto, mas o deixou vencer e não renovou por algum motivo.

Ilegal: a pessoa ilegal é aquela que veio visitar a cidade ou o país como turista, e não voltou depois de vencer o período de permanecia por aqui.

Então agora que você já sabe a diferença, eu vou te contar também, que a pessoa irregular tem os mesmos direitos que um imigrante legal, porém o imigrante ilegal não!

Veja também como morar em Londres com visto Europeu.

Como morar legalmente na Inglaterra?

Quanto tempo posso ficar ilegal em Londres?

Muitos imigrantes conseguem visto de permanência em Londres e vivem por aqui muitos anos. Mas não é fácil e há um processo burocrático para tal.

O chamado Home Office, permite que imigrantes com situação regular e  bem-sucedida dentro do país, possam permanecer por até 30 meses no Reino Unido. Após esse tempo, você pode prorrogar o tempo de permanência quando ele estiver próximo a expirar fazendo um novo pedido.

Sendo assim, depois de se passarem 10 anos com permanência em Londres vivendo em situação regular você pode fazer o pedido por tempo indeterminado.

As consequências de viver em Londres ilegalmente

As consequências de viver em Londres ilegalmente

Viver em Londres é realmente apaixonante, muitos turistas vêm a passeio e retornam para seu país de origem e outros não, pois acabam ficando pelo alto poder de aquisição das coisas por aqui. Por exemplo, o salário mínimo aqui está em torno de £1.425,6 libras para maiores de 23 anos, e no Brasil o mesmo está R$ 1.212,00.

Com esse poder de compra gigantesco, certamente, você ficará tentado a permanecer na Europa. Mas viver ilegalmente tem seu lado negativo.

Os imigrantes ilegais não podem trabalhar formalmente, isso prejudica muito a qualidade de vida em Londres. Também vivem com insegurança, medo de serem pegos pela imigração, além de não ter direitos, incerteza de moradia, e trabalhos ruins.

Eu não posso deixar de citar que a deportação será um dos menores problemas. Ser pego ilegalmente pode gerar uma multa e você não poderá mais retornar a Londres por muitos anos.

Por fim, não vale a pena arriscar vivendo ilegalmente fora do seu país, seu passaporte ficará marcado mesmo que você o troque. Pois suas informações ficam registradas no sistema.

O que preciso

A primeira coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de vistos e situações que você pode se encaixar para morar legalmente na Inglaterra.

As mais comuns são:

  1. Visto de turista
  2. Passaporte europeu
  3. Visto de Trabalho
  4. Visto de Empreendedor
  5. Visto de estudante
  6. Visto de família
  7. Residência definitiva

No final desse post você encontra o link para o site do Home Office, o setor responsável pela imigração no Reino Unido. Por lá você pode pesquisar com mais detalhes algum tipo de visto específico ok!?

1 – Visto de Turista

Então vamos lá, o primeiro tipo de visto que vale a pena mencionar é o visto de turista.

Por que acho importante mencionar o visto de turista?

Porque na maioria das vezes – na verdade eu desconheço alguém que tenha obtido menos tempo – mas quando você vem a turismo você tem 6 meses para ficar por aqui.

Pra esse visto especificamente não é necessário fazer nenhuma aplicação com antecedência porque é no aeroporto, na imigração que você vai obtê-lo, ou não…

Ajoelha no milho e reza antes de vir (brincadeira, normalmente é um processo bem tranquilo)

Obviamente com visto de turista você não pode trabalhar e nem morar legalmente na Inglaterra, mas a rapaziada sempre dá um jeitinho.

Cada um faz sua correria e sabe onde o calo aperta, como eu não sou a polícia, não cabe a mim julgar.

Portanto 6 meses é um tempo razoável para você dar um jeito, seja lá o que for para então conseguir morar legalmente na Inglaterra e tentar se se encaixar em uma das modalidades de visto que eu vou falar a seguir.

2 – Passaporte europeu

Beleza, antes de avançarmos para os demais tipos de visto, quero te contar também a maneira mais “fácil” de se conseguir morar legalmente na Inglaterra que é com passaporte europeu.

Bom, a gente sabe que o Reino Unido está oficialmente fora da União Européia desde janeiro de 2020 e o período de transição se encerra em dezembro desse mesmo ano.

Portanto, até o dia em que eu fiz esse post Brasileiros que possuem passaporte europeu – Italiano e Português por exemplo, podem morar legalmente aqui na Inglaterra.

Importante frisar que é necessário aplicar para o esquema chamado EU Settlement para então garantir o seu direito de residir aqui pelos próximos 5 anos e depois se for o caso pedir residência definitiva, vamos disso no fim desse post.

A partir de janeiro de 2021 então, mesmo os portadores de passaporte europeu vão precisar aplicar para vistos para morar legalmente na Inglaterra.

Vamos ver quais os vistos então para quem não tem passaporte europeu?

Veja também: Como trabalhar na sua área em Londres

3 – O primeiro deles é o visto de trabalho, conhecido como Work Visa.

Existem diversas modalidades do Tier visa, como é chamado aqui no Reino Unido, mas eu vou focar nas duas principais que é onde se encaixa a maioria dos casos.

Visto Excepcional Talent – Tier 1

Começando então com Visto de Talento Excepcional – Excepcional Talent  – do Reino Unido é um visto de trabalho parte do UK Points Based System –  um sistema de pontuação através de critérios específicos para você ficar elegível ao visto.

É um visto específico para estrangeiros que foram reconhecidos ​​como líderes, pessoas famosas, com realizações significantes.

Existem vagas limitadas para esse visto e no ano de 2020 por exemplo esse número foi de 2.000 concessões.

Que isso então Otávio, preciso ser presidente de Trinidade e Tobago para conseguir esse visto?

Mais ou menos, talvez você possa ser alguém muito famoso e com grandes realizações, publicações nas áreas de:

  • Ciência
  • Engenharia
  • Medicina
  • Tecnologia
  • Artes
  • Moda
  • Arquitetura
  • Filme e televisão

Agora calma, caso você seja um ser humano normal assim como eu, existe também uma outra saída para caso você queira tentar o visto de trabalho aqui na Inglaterra.

Visto General Work Visa – Tier 2

O segundo tipo de visto de trabalho então é o Tier 2 – para profissionais qualificados e com oferta de trabalho em uma área específica, ou em uma área que esteja escassa de profissionais qualificados.

Detalhe MUITO importante aqui, atualmente esse visto de Sponsorship, onde a empresa que está te ofertando trabalho “banca” o seu visto é um processo muito burocrático, apesar de que conheço Brasileiros que já conseguiram.

Porém esse tipo de visto vai mudar a partir de janeiro de 2021, por conta da saída da União Europeia e vai ficar, digamos, mais simples para profissionais qualificados.

Já sabemos que profissionais da área da saúde terão esse processo facilitado.

Então para ser elegível para solicitar este visto, você já deve ter uma oferta de emprego de uma empresa licenciada aqui no Reino Unido.

Com esse visto você pode viver normalmente, viajar e retornar e inclusive trazer dependentes.

Visto Entrepeneur – Tier 1

O outro visto que vale a pena citar é o é o visto de empreendedor – Tier 1.

O visto de empreendedor Tier 1 é um visto de negócios emitido para empresários internacionais que desejam investir £ 50.000 a £ 200.000 no Reino Unido.

Você pode montar um novo negócio por exemplo ou formar uma parceria comercial em uma empresa existente.

O Visto de Empreendedor Tier 1 é concedido por três anos e quatro meses, e durante esse tempo você morar legalmente aqui na Inglaterra.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_7″]

4 – Visto de estudante

Vamos agora aos vistos de estudante. Aqui eu vou te mostrar os dois tipos mais comuns ok!?

Visto de Estudante de inglês – Short Term visa

A primeira opção então é para você que irá estudar por um período de até 11 meses.

É o visto mais comum para quem vem fazer intercâmbio, por exemplo.

Com esse visto você não pode trabalhar e precisa comprovar que você tem dinheiro suficiente para pagar sua acomodação, custos de vida e etc.

Geralmente não é um visto muito complicado de conseguir, caso você preencha todos os requisitos.

Visto de Estudante Universitario – Tier 4

O outro tipo de visto para estudante é para quem quer fazer um curso na universidade, uma pós graduação ou algo dessa natureza.

Nesse caso você pode trabalhar enquanto estuda, porém não mais 1/3 de horas da sua carga horária, e o trabalho também precisa ser na área de atuação do curso que você está fazendo.

Além disso você pode também aplicar para o visto de trabalho, caso nesse período receba alguma oferta de alguma empresa, conforme eu te disse anteriormente sobre o sponsorship.

5 – Visto de família

Maravilha então a gente vai chegando aí na nossa última opção da lista, que é o visto de família.

Spouse visa

O visto de esposo e esposa é destinado para os cônjuges de cidadãos britânicos que desejam morar legalmente na Inglaterra.

Não é um processo tão tranquilo, porquê você precisa não só ter uma união oficializada mas também passar por todo um processo para provar o vínculo.

Family Permit

Além disso para aqueles que são cônjuges de cidadãos europeus que possuem residência aqui no Reino Unido, é possível aplicar para o visto chamado Family Permit e dessa forma morar legalmente na Inglaterra, o que significa também poder trabalhar aqui na terra da rainha sem maiores problemas.

6 – Indefinite Leave to Remain

Por fim, ainda temos a opção para aqueles que estão vivendo na Inglaterra com algum desses vistos citados acima por mais de 5 anos consecutivos (e obviamente legalmente) é possível aplicar para a residência definitiva que é chamada de Indefinite Leave to Remain.

Caso você tenha sua residência definitiva aprovada, poderá gozar de todos os direitos de qualquer cidadão que vive por aqui legalmente.

7 – Conclusão

Chegamos ao fim desse post, eu espero que eu tenha clareado um pouco as suas dúvidas em relação a como morar ana Inglaterra legalmente, mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida ou mesmo sugestão, não exite em comentar aí embaixo.

Só lembrando que ainda existem outros tipos de visto, mas que são bem incomuns.

Caso você queira pesquisar mais, é so ir no site do Home Office para saber mais detalhes.

Até o próximo!

 

Anuncie no uailondres.

Se você viu, seu cliente também.

Saber mais

1 Comente

Edvania Carvalho De Melo 31/03/2022 - 04:43

Maravilha que Deus Abençoe

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

você pode gostar