16/03 – Testes do Covid não serão mais necessários para os viajantes que embarcarem para o Reino Unido, incluindo adultos não vacinados.
O Secretário de transportes do Reino Unido, Grant Shapps, anunciou que a partir da próxima sexta feira(18), as 4am, todas a regras que ainda estão em vigor para viajantes que chegam ao país, serão descartadas.
E isso valerá também para adultos que não estão totalmente vacinados.
O que muda a partir de sexta:
- O fim do passenger locator form, documento que o viajante precisa preencher com informações pessoais e status de vacinação
- Teste de covid pré embarque
- Teste de covid pós embarque
Grant Shapps chamou a medida de “uma prova do trabalho duro que todos neste país fizeram para lançar a vacina e proteger uns aos outros”.
E complementou: “Agora você pode viajar como nos bons velhos tempos”.
Outra medida que entra em vigor a partir de amanhã(15) é o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no aeroporto Heathrow, bem como em voos de cias aéreas como British Airways, Jet2 e TUI.
Finalmente podemos dizer que vencemos a Covid? Comenta aí!
Todas as informações oficiais você encontra no site do governo.
20/01/2021 – Boris Johnson anuncia o fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados, passaporte de vacinação e retorno aos escritórios na Inglaterra.
A partir da próxima quinta feira, dia 27, o uso de máscaras em locais fechados e escolas, além do passaporte de vacinação para entrada em grandes eventos e boates não será mais necessário na Inglaterra.
Uma outra medida que foi descartada e que tem efeito imediato é o fim da orientação para que funcionários de empresas trabalhem de casa.
No entanto, o uso de máscaras no transporte público ainda será obrigatório, afirmou o prefeito de Londres Sadiq Khan.
De acordo com o primeiro ministro a decisão foi tomada devido ao sucesso do programa de vacinação – atualmente mais de 83.5% da população em UK possui as duas doses da vacina e aproximadamente 63% já tomou a dose de reforço.
Além disso, números do escritório nacional de estatísticas sugerem que o pico de infecções com a variante Ômicron já passou e mais de 97% da população já possui os anticorpos contra a Covid-19.
O secretário de saúde Sajid Javid comentou a decisão:
“Este é um momento do qual todos podemos nos orgulhar.
“É um lembrete do que este país pode realizar quando todos trabalhamos juntos.”
Porém ele frisou que não devemos enxergar isso como o “fim da linha” na luta contra um vírus que sempre estará entre nós, além do surgimento de outras variantes – em vez disso, “devemos aprender a viver com a Covid da mesma forma que vivemos com a gripe”.
Outra medida que pode ser descartada a partir do dia 24 de março é o fim do auto isolamento para pessoas que testarem positivo para a Covid-19, que atualmente é de 5 dias.
E você, concorda com a decisão ou acha que ainda é cedo demais?
Todas as regras e informações oficiais você encontra no site do governo.